O que é o Post Graduation Work Permit? (PGWP)

Olá, folks!

No blog de hoje iremos falar sobre o Post Graduation Work Permit (PGWP). Recebo muitas perguntas com dúvidas e então resolvi explicar o que é o PGWP e como funciona tudo em um blog.

O que é o PGWP?

O PGWP é uma permissão para poder trabalhar que é oferecida a uma pessoa se ela tiver completado uma graduação no Canadá. Ela pode ter duração de 8 meses até 3 anos. Vale lembrar que é um direito seu.

Muitas pessoas confundem o PGWP como uma categoria de imigração, mas vale reforçar que não é. Podemos dizer que é na verdade um método que ajuda e facilita você a conseguir seu tão sonhado visto de residência permanente no Canadá.

Uma das vantagens do Post Graduation Work Permit é por ele ser um workopen permit (aberto) ou seja, não possuí restrições ao tipo de emprego, ou então de carga-horária.

Quais são os requisitos para obter o PGWP Canada?

Como mencionado anteriormente, o requisito principal é primeiro se graduar, para depois trabalhar. Mas é aí que devemos ter um pouco de cuidado. Nem todas as instituições de ensino do Canadá, irão te qualificar para para conseguir o Work Permit.

Para saber quais instituições seja ela uma universidade ou College te elegem para conseguir o PGWP basta você ir no site oficial do governo canadense e conferir a lista ou então acessá-la diretamente clicando aqui.

Quem tem direito a obter o PGWP Canada?

Segue abaixo os fatores que qualificam você a receber o PGWP no Canadá.

  • Sua duração do curso precisa obrigatoriamente ser maior do que 8 meses, menor que esse período, você não estará elegível.
  • Se a duração do seu curso for de 2 anos ou mais, o seu PGWP poderá ter até 3 anos de duração.
  • Se a duração do seu curso for de mais de 8 meses, porém até 2 anos, seu visto de trabalho será da mesma duração que seu curso. Por exemplo, se você fizer um curso que dura 14 meses, você poderá trabalhar no Canadá por 14 meses.
  • Faculdade pública ou privada com fundos públicos.
  • Nível de degrees ou masters.
  • Você não estará elegível caso já tenha conseguido um PGWP anteriormente.
  • Você não estará elegível caso a sua permissão de estudo não for mais válida.
  • Você não estará elegível seu curso foi de aprimoramento de língua estrangeira (inglês ou francês).

Você pode combinar cursos para aumentar o seu tempo de trabalho no Canadá, contanto que as iinstituições na qual você estudou respeitem os requisitos do Work Permit e estejam na lista do governo, a DLI (Designated learning institutions list).

Por quanto tempo o PGWP é valido?

A duração de seu PGWP depende do período de qual curso você está fazendo. Se você é um estudante de línguas, independentemente do seu período, não é permitido o trabalho part-time durante o curso e o aluno não é elegível ao PGWP após o término, não importando o tempo de duração do programa. Quem determinada estas regras são a (IRCC) Immigration, Refugees and Citizienship Canada.

A partir do momento que seus documentos serão analisados, o oficial de imigração pode determinar mais ou menos tempo, contanto que não ultrapsse o limite de 3 anos.

Meu cônjuge tem direito ao PGWP?

A resposta é sim! Tem, mas para que sua permissão sejá valida ao seu parceiro(a) é necessário que o aplicante principal esteja com um contrato de trabalho full-time em um NOC (National Occupation Classification) 0, A ou B.

Você pode conferir quais profissões estão nesta lista, acessando o site oficial do governo canadense ou então clicando aqui.

Quanto tempo o PGWP Canada demora para ser emitido?

De acordo com o site oficial do governo canadense caso sua aplicação tenha sido online, o prazo é de 69 dias corridos. Já se ela foi enviada em forma de papel o prazo é de aproximadamente 111 dias.

O estudante recém-formado deverá pagar uma taxa de CAD$255. Se você quiser conferir o tempo de espera para qualquer período de processamento de visto e também de suas permissões, você pode acessar o site oficial da IRCC ou então clicar aqui.

Quais os documentos necessários para poder aplicar?

Como mencionado anteriormente, existem duas formas para poder aplicar, uma delas é online. Para aplicar online, você deve utilizar o site oficial da imigração canadense.

Veja abaixo os documentos necessários para você realizar a aplicação online.

  • Cópia da permissão de estudos (atualizada).
  • Cópia do passaporte (completo).
  • Enviar todos os formulários exigidos pela imigração.
  • Cópia do certificado ou diploma da instituição canadense que você fez declarando a conclusão do curso.

Quebec, Canadá


Como funciona o PGWP em Quebec?

A província de Quebec possuí um sistema de ensino um pouco diferente do restante do Canadá, mas suas instituições de ensino também estão na DLI e você pode econtrá-las normalmente.

O requisito principal é o mesmo, porém se você um curso profissionalizante, um (DEP ou ASP), o curso terá que ter no mínimo 900 horas de duração.

Você pode consultar todas as informações no site oficial do governo da província 🙂

Compartilhe este blog com aquele seu amigo que deseja imigrar para o Canadá.

Siga-nos em nossas redes sociais @Excel 4 Canada para ter acesso a conteúdos relevantes sobre o Canadá.

Caso você tenha ficado com dúvidas ou queira providenciar seu PGWP, entre em nosso site e agende uma consultoria online ou então clique aqui.

Ficamos felizes em poder ajudar 🙂

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.